Páginas

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Porta Estreita... Que Dureza!

A Paz do Senhor,

Em Mateus 7.13,14 o Senhor Jesus nos apresenta duas portas e dois caminhos, uma porta estreita que pactua com o caminho apertado e uma porta larga que por sua vez, harmoniza-se muito bem com o caminho espaçoso, são idéias antagônicas que refletem verdades distintas. As opções apresentadas pelo Mestre nos fazem refletir sobre qual caminho estamos trilhando? E para qual porta estamos nos dirigindo?

A Porta Larga / Caminho Espaçoso
Esta alternativa é vista como a mais fácil, pois não há "apertos", e como é bom caminhar sem "aperto" algum. Quando se há bastante espaço para caminhar, podemos escolher os melhores traçados da nossa jornada, e é muito mais fácil se desviar de um obstáculo em um caminho espaçoso do que em um caminho apertado, este caminho nos dá mais opções de escolha, pois a sensação de liberdade deste caminho nos leva a navegar de acordo com a nossa própria leitura do caminho.
Este caminho é o mais procurado, pois o fato de decidir sobre a própria vida e poder dirigí-la, atrai o grupo da maioria, e Jesus diz: muitos são os que encontram este caminho.
Não podemos viver como a maioria, pois a maioria anda por este caminho, não nos convém fazer aquilo que temos vontade. Jesus nos ensinou isso quando estava no Getsêmani, lá ele declarou "...não seja feita a minha vontade, mas a Tua" Lc 22.42b. Precisamos entender que nossa vontade é fazer a vontade do Pai, pois, a nossa vontade nos levará a trilhar pelo caminho espaçoso que conduz a porta larga, a nossa escolha nos fará desviar dos obstáculos ao invés de enfrentá-los, pois neste caminho espaçoso o que não falta é "atalho", você pode se desviar a qualquer momento, pois neste caminho o desvio (de conduta, de caráter, etc...) é apenas mais uma etapa. Vale lembrar que este caminho espaçoso é o passaporte para a porta larga, que é a entrada da perdição, isto é, o inferno!

A Porta Estreita / Caminho Apertado
Jesus apresenta este caminho como, o caminho da minoria, ...poucos são os que acertam este caminho.
Este caminho apertado não permite escolhas, ou você caminha ou caminha, não tem como se desviar, não dá para deixar o "obstáculo" de lado e seguir, é preciso enfrentar as barreiras e vencê-las para depois prosseguir. Que dureza este caminho! Este é o caminho mais difícil, pois as "regras do jogo" não é você quem faz, ele já vem sinalizado e é preciso apenas respeitar as placas e confiar que elas vão te conduzir até a "porta estreita", e como é difícil saber que para andar neste caminho temos que abrir mão de nossas vontades, nossos conceitos, nossas certezas e tudo o mais que queira dirigir as nossas vidas.
No caminho apertado, a sinalização é feita pela Palavra de Deus (a Bíblia) que te mostrará qual é a próxima etapa desta jornada. Sempre que você se sentir sem rumo e sem direção, leia a "placa de sinalização" que é a Bíblia, pois com toda a certeza você vai retornar para o caminho certo (apertado) que conduz a porta estreita que é o caminho da vida.
Você pode hoje mesmo, refletir sobre qual caminho você tem trilhado, o caminho da vida (apertado) ou o caminho da morte (espaçoso), saiba que a sua escolha determinará o seu destino. Dt 30.19 nos faz a seguinte declaração por parte de Deus para o Seu povo: "Eu lhes dou a oportunidade de escolherem entre a vida e a morte, entre a benção e a maldição. Escolham a vida, para que vocês e os seus descendentes vivam muitos anos."

Que Deus te abençõe e que a sua escolha hoje seja, trilhar pelo caminho apertado para entrar pela porta estreita.

Pr. Gedson Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário